TECNOLOGIA NA ESCOLA


A Tecnologia está presente em toda parte. Do telefone celular aos e-mails. Das cirurgias computadorizadas aos downloads. E cada vez mais essas tecnologias têm sido inseridas em nosso cotidiano. A era digital está em pleno vigor.
Na área da educação, é necessário que os responsáveis por ela (escolas e educadores) estejam conscientemente inseridos no contexto em que os educandos, que chegam às escolas, estão. Visto que esta é a era da comunicação, não se pode ignorar as ferramentas tecnológicas; mas sim, deve-se encontrar maneiras de utilizá-las de modo a acrescentar no aprendizado dos estudantes.
As principais tecnologias são a internet e o computador. A utilização do computador, somado aos recursos positivos da internet são de grande valia. Deve-se sempre ter em mente que, através dessas ferramentas, pode-se trabalhar uma das principais características da vida em sociedade: a comunicação. Saber utilizar estes recursos, com este fim, pode ser muito construtivo.
Uma das opções é o programa Power Point. É um grande aliado para apresentação de trabalhos, ou seja, comunicar a pesquisa feita, o trabalho realizado. No Power Point, pode-se trabalhar tanto o texto escrito quanto o visual, além do fato de trabalhar-se a pesquisa, e síntese. Pois, geralmente, o que colocamos como texto escrito nos slides é uma síntese do assunto que pesquisamos. E, para as imagens a serem colocadas, sons, etc; realiza-se pesquisa.
Há que se ter em mente que, a respeito do uso das tecnologias; os estudantes estão sendo formados tanto como cidadãos, quanto como trabalhadores, visando sua inserção no mercado de trabalho.
Atualmente, as empresas, escritórios, etc, trabalham com emails, com comunicação informatizada. Trabalha-se com o uso das tecnologias. Usam-se programas de computador e o próprio Word para digitar documentos, por exemplo.
No entanto, ainda há uma dificuldade em utilizar essas ferramentas em sala de aula, de modo que isso realmente faça a diferença no aprendizado. Para isso, é preciso haver mais pesquisa e preparação da parte da escola e dos professores.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

0 comentários: