O que você QUER??
Essa é a pergunta que o personagem Noah (Ryan Gosling) fez à sua amada Allie (Rachel McAdams), em The Notebook (Diário de uma Paixão, pra nós brazucas), no exato momento dessa captura.
Esse é, de looonge, um dos meus filmes preferidos...se não O preferido. Mas, o objetivo desse post não é fazer propaganda do filme...hehe
O post é mais um dos meus desabafos...A respeito de coisas de amor que não entendo...só "pra variar".
Tem coisa mais interessante (mais nobre talvez) pra falar? Tem, claro que tem. Mas, preciso desabafar.
O que marcou pra mim nessa cena, é exatamente essa pergunta que o Noah faz pra Allie, num momento decisivo da história deles. Ela, aparentemente indecisa, tinha de fazer uma escolha, entre o cara legal,bonito, RIIICO, pomposo,adorado por seus pais, bla bla bla...e o cara simples, legal a seu modo, "n" qualidades...Noah tem qualidades que nem consigo descrever. O Noah pergunta pra ela: o que você quer?, o que você quer?...E ainda diz que se o que ela quisesse fosse ir lá casar com o outro (ele é "tãaao interessante" que não lembro o nome dele), que fosse. Mas, ele pede pra ela imaginar sua vida, dali uns anos, como seria (e, com quem estaria)?
E ela mesma reconhece depois que com aquele ela se sentia uma pessoa, e com o Noah, ela era uma Allie diferente. Me identifico com ela nesse sentido, por que o "ele" que eu taanto gosto, pra mim, ele é "meu" Noah; no sentido de que eu sou eu com ele, e não consigo me imaginar com outro, porque eu NÃO QUERO SER OUTRA.
Mas, em relação a essa pergunta, eu me sinto no lugar do Noah, e ele passa a ser meio Allie. hehe...Porque eu sei muito bem o que eu quero. E a indecisão tá com ele. A não ser que eu tenha enlouquecido de vez...
Um dia, ouvi um poema, que a mulher dizia: "Por que você não se concentra em mim?" Ah, como eu quero fazer essas mesmas perguntas pra ele. O que ele quer?? Como ele imagina a vida dele daqui uns anos? Que pessoa ele quer ser, e ao lado de quem? Eu quero ser exatamente quem eu sou quando estou com ele: eu. Ao lado dele eu sou eu.
É só uma questão de concentração, foco. Se ele me disser que quer ser um idiota, q provavelmente vai perder um pouco da simplicidade dele, e trabalhar feito burro de carga pra sustentar uma patricinha q vai querer bancar a rainha.....Okay. Go ahead! (vai em frente)...Eu fico aqui daí, orando por ele, pensando nele.
Mas (e graças a Deus que existe esse "mas"), se ele quiser ser sempre ele mesmo...simples, as vzs bastante quieto, pensativo, observador, inteligente......."n" qualidades, e tb com seus defeitos....Se ele quiser passar os dias ao lado de uma mulher que gosta (não vou banalizar o amor) dele de verdade, profunda e sinceramente, que ama a companhia dele, e não pede nada em troca além de amor também....e outras qualidades e defeitos que só dá pra saber me conhecendo...caramba, se ele quiser isso, acho que ele vai ser feliz.